sexta-feira, 1 de junho de 2007

SABER VIVER - Palavras de Jesus

Então trouxeram algumas crianças para que as tocasse, mas os discípulos os repreendiam.
Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus.
Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança, de maneira nenhuma entrará nele.
Então, tomando-as nos braços e impondo-lhes as mãos, as abençoava. - Evangelho Segundo Marcos 10:13-16

Celebra-se hoje o dia da criança. Neste dia, as atenções focam-se sobretudo nos direitos das crianças e das suas necessidades. As crianças são homenageadas, presenteadas, mimadas, não se sabe bem porquê. Mas talvez porque são crianças, seres indefesos, geradores de sentimentos mais nobres de afecto, amor e carinho.

Ora, no trecho acima referido, curiosamente vemos Jesus olhando para as crianças não apenas como seres com direitos, mas como grandes exemplos de virtudes para os adultos, sendo estes chamados a seguir as suas virtudes.
Mas por que razão considerava Jesus as crianças um exemplo através do qual os adultos podiam ter acesso ao Reino de Deus?

O Reino de Deus, representa a aceitação do Evangelho de Cristo e a vivência dos seus valores espirituais em obediência a Deus. Portanto, viver sob o signo do Evangelho de Cristo, é uma decisão que só pode ser tomada e vivida por aqueles que apresentam três virtudes encontradas nas crianças:

Primeira: SINCERIDADE - As crianças são pela sua natureza, sinceras. Sinceras nas coisas certas e nas coisas erradas que fazem.
Neste sentido, receber e viver o Evangelho de Cristo requer sinceridade absoluta naqueles que o fazem. De outra maneira, Não será possivel agradar a Deus.

Segunda: DEPENDÊNCIA - Este episódio surge na sequência da estadia de Jesus na Judéia, onde ensinava o povo. Um grupo de fariseus (líderes religiosos judáicos, conservadores e que constantemente se opunham à sua mensagem), aproximou-se dEle a fim de saber a sua opinião sobre o divórcio. Jesus, frontalmente se manifestou contra.
Neste sentido, as crianças são um exemplo para aqueles que receberam ou desejam receber o Evangelho de Cristo, porque são totalmente dependentes dos seus pais. Os pais, são para elas a personificação da sua segurança e fonte de satisfação de todas as suas necessidades.

Terceira: CONFIANÇA - Alguém poderia merecer total confiança para as crianças que os seus pais?

Por isso, as crianças podem e devem ser um exemplo para os adultos. Porque neles, encontramos as virtudes que nos podem aproximar de Deus, ajudando-nos a viver vidas felizes!

Sem comentários: