quarta-feira, 20 de junho de 2007

SABER VIVER - O Novo Mandamento

Novo Mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como Eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. - Evangelho de João13:34

Jesus havia ensinado aos seus discípulos a amar a Deus de todo o coração, e ao próximo "como a ti mesmo".
Amar ao próximo como a nós próprios, é proceder como o bom samaritano quando, ao passar por um homem ferido e caído no chão, prestou-lhe auxílio. Este, é o amor que se revela em relação ao outro, para lhe prestar solidariedade ou caridade. O amor caritativo, é muito comum. Muitas pessoas, ou por verdadeiro amor, ou por aparência, têm manifestações de caridade para com os necessitados.

Mas no texto bíblico de hoje, Jesus revelou aos seus discípulos um novo mandamento. Neste mandamento, amar ao outro (ou ao próximo), é amar como Deus nos amou. Notem, que é amar "assim como Eu vos amei", e não como o outro (o próximo) vos amou. Devemos amar os outros, não como os outros nos amam, ou nos deveriam amar; mas como Deus nos amou.
E como foi que Deus nos amou?
Entregando o seu único filho, Jesus, para morrer pela humanidade.
Mas chamo a vossa atenção, que neste amor sacrificial de Jesus pela humanidade não foram apenas os que foram vítimas dos assaltantes (como na história do bom samaritano), que foram alvos do Seu amor. Foram o homem ferido, o bom samaritano, aqueles que viram o homem ferido no chão e passaram ao lado sem o ajudar. Amar ao outro como Deus nos amou, é amar a todas as pessoas independentemente dos seus méritos ou merecimentos.

Este novo mandamento é, pois, um enorme desafio de amor para todos nós. Só quando formos capazes de compreender esta dimensão do amor e vivenciá-lo na sua plenitude, viveremos melhor uns com os outros, realizando-nos como seres humanos e como filhos de Deus.

Sem comentários: