sábado, 23 de junho de 2007

SABER VIVER - O Peso da Palavra

Jesus contou a história de um homem que tinha dois filhos. A ambos perguntou se desejavam ir trabalhar para a sua vinha. O primeiro, respondeu afirmativamente que sim, mas depois não foi.
Quanto ao segundo, respondeu que não queria ir trabalhar. No entanto, arrependeu-se e foi.

A questão que Jesus colocou aos que o ouviam no templo de Jerusalém, foi: qual dos dois fez a vontade do pai? (Evangelho Segundo Mateus 21:28-32)

Esta questão que Jesus colocou é deveras interessante, pela razão que mais adiante Cristo explica: Porque João veio a vós outros no caminho da justiça, e não acreditaste nele; ao passo que publicanos e meretrizes creram. Vós, porém, mesmo vendo isto não vos arrependeste, afinal, para acreditardes nele.

Há dois aspectos a sublinhar:
1. A razão apresentada por Jesus era dirigida aos fariseus, homens cultos, que se orgulhavam do seu estatuto religioso e social. Todavia, quando ouviaram a mensagem de Deus através de João Baptista, não aceitaram e nem sequer o consideravam profeta de Deus.

2. Para além disso, tendo esses fariseus visto o poder da mensagem de João Baptista mudar a vida de publicamos (cobradores de impostos mal-amados pelo povo, por haver quem cobrasse mais do que a lei exigia) e de prostitutas, não se arrependeram.

Por estas razões, eles foram comparados ao primeiro filho. Tiveram acesso a mensagem de Deus, mas não ouviram. Tiveram um profeta que pregava a Palavra Divina, mas rejeitaram-no.
Seu orgulho e indiferença foram tais que, mesmo vendo publicanos e prostitutas mudarem de vida em virtude da Palavra de Deus, não se arrependeram.

Assim são também os fariseus dos nossos dias: têm acesso à Palavra de Deus registada na Bíblia, têm oportunidades de a ouvir a ser pregada por pregadores em igrejas, rádios, tv ou internet. Mesmo assim, persistem em rejeitar o evangelho e os seus valores.

Sem comentários: