sexta-feira, 22 de junho de 2007

SABER VIVER - O Valor das Coisas

Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma poderemos levar dele. - 2 Timóteo 6:7

O autor dessa frase, pronunciou-a no contexto de um conjunto de ensinamentos acerca dos deveres que devem dominar os relacionamentos humanos.
O princípio-chave presente nessa frase é ignorância.
Paulo, exorta a Timóteo, a quem trata por filho, a não ser e a ensinar os outros a não serem ignorantes.

Para Paulo, os ignorantes os orgulhosos, os vaidadosos, os que amam o dinheiro e tudo o que é excessivo se tornarão inevitavelmente vítimas das suas próprias escolhas.
Neste sentido, ele lembra-nos que não devemos ser ignorantes acerca daquilo que trazemos quando nascemos, e do que havemos de levar quando morrermos.

É que, infelizmente, Paulo encontrava no seu tempo muitas pessoas ignorantes acerca disso. Gente que vivia para acumular bens materias e dinheiro. Pessoas completamente envolvidas com as coisas materiais, como se o seu futuro e eternidade dependesse disso.

Porque nada trazemos para este mundo, e nada levaremos connosco na morte, precisamos de aprender a viver com os bens materias conscientes de que é algo que é transitório. Ou seja, precisamos de aprender a focalizar a nossa curta existência neste mundo naquilo que é permanente e eterno - Deus.

Ignorar Deus ao longo da nossa existência neste mundo e viver para as coisas que cá encontramos e cá deixaremos, é viver a vida inteira a contruir armadilhas que depois, no fim, servirão para o nosso próprio encalço e destruição.

Sem comentários: