terça-feira, 12 de junho de 2007

SABER VIVER - Palavras inoportunas

Ia Jesus a Jerusalém com os seus discípulos. Enquanto caminhavam, Ele partilhava com eles o sofrimento que havia de passar, e como haveria de ser morto na cruz.
No meio desta momento de grande angústia e ansiedade, dois de seus discípulos interromperam-no dizendo:

Mestre, queríamos que nos fizesses o que pedimos.
E Ele lhes disse: Que quereis que vos faça?
E eles disseram: Concede-nos que, na tua glória, nos assentemos, um à tua direita, e outro à tua esquerda. - Evangelho segundo Marcos 10:35-37

No momento tão difícil, Jesus esperava de seus discípulo solidariedade e compreensão. Enfrentar o sofrimento e a morte não era algo Ele assumisse com descontracção.
No entanto, o que vemos é que dois deles (e os restantes 10 nada disseram, mas ficaram entristecidos com a atencipação dos companheiros, visto que no fundo eles também tinham a mesma ambição) estavam mais interessados no futuro, nos ganhos e lugares de destaque que haviam de ocupar na eternidade.

Em resposta, Jesus disse-lhes que a decisão em relação a quem deverá sentar à sua direita ou à sua esquerda não era da sua competência, mas é "para aqueles a quem está destinado" (v.40)

Este acontecimento revela que ninguém está imune à ambição e ao oportunismo. Mas podemos estar prevenidos e atentos. A ambição e o oportunismo são insensíveis àquilo que o outro passa e sente, porque invariavelmente são gerados por pessoas egoístas e preocupadas consigo próprias. Por isso, esteja atento!

Sem comentários: