sexta-feira, 8 de junho de 2007

SABER VIVER - O Juízo Final

Caros leitores,

No Evangelho de Mateus 25:31-46, temos um relato profético extraordinário acerca daquilo que acontecerá no dia do Juízo Final.
Nesse dia, é-nos dito que uns entrarão na posse do Reino do Céus (lugar ou período de gozo eterno com Deus), mas outros irão para o Fogo Eterno (também designado por Inferno):
Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o Diabo e seus anjos"

Mas três questões se levantam acerca deste relato:

1. O Inferno existe?
Não tenhamos dúvidas nenhumas, de que existirá uma realidade intemporal tremendamente dolorosa para aqueles a quem ele se destina.

2. Por que existe o Inferno?
Ao contrário daquilo que se diz, o Inferno será uma realidade ad hoc no plano criativo divino. De facto, o Reino de Deus é uma realidade que foi planeada e executada por Deus deste o início da criação do universo. Mas o Inferno, não foi planeado por Deus e surge "acidentalmente" em virtude da queda de um dos anjos mais belos e cheios de sabedoria, transformado em Diabo.

3. A quem se destina o Inferno?
Foi para o Diabo e para toda a equipa de anjos que com ele cairam, que se destinou o Inferno.

Portanto, fica claro que sendo Deus um Deus de amor, não poderia ter planeado algo tão trágico para os seres humanos por Ele criados à sua imagem e semelhança.
Mas também deve ficar claro, que para o Diabo e para todos os seus cúmplices e seguidores (quer sejam anjos, quer sejam seres humanos), o Inferno será uma realidade incontornável, não porque Deus o queira, mas porque os homens são dotados do conhecimento do bem e do mal e de capacidade de escolha.

Sem comentários: