sábado, 30 de junho de 2007

SABER VIVER - A fé que agrada a Deus

Pela fé Noé, divinamente instruído por Deus acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé. Livro de Hebreus 11:7

Este versículo é do mais esclarecedor que há sobre a concepção bíblica de fé. A fé, seja ela em Deus, seja em relação a acção divina, tem fundamento. A idéia de que a fé é uma convicção do género intuitivo, não se fundamenta na Bíblia.

É claro que a fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de factos que se não vêem (v.1). Mas, afinal, o que é que isto quer dizer?

Porque razão cremos em Deus? Ou por que acreditamos que Deus age, mesmo quando não O vemos ou não atestamos de forma material o que Ele faz? Estas são algumas das inquietações ou dúvidas dos ateus em relação a Deus e ao Cristianismo.

Mas a fé que nos é revelada na Bíblia, é fundamentada na razão. Notem no texto acima citado, que a fé de Noé era fundamentada na instrução de Deus. É evidente nesse texto, que Noé não sabia mais nada sobre como haveria de ser o dilúvio. Foi instruído acerca de "acontecimentos que não se viam". Mas o fundamento da fé estava na instrução que havia recebido de Deus. A fé, portanto, não é uma emoção especial, ou um sentimento invulgar. A fé, é fundamentada na razão instruída por Deus.

Essa é, pois, a razão pela qual os ateus não crêm em Deus: falta-lhes a instrução divina que é dada apenas àqueles que a Ele se submetem.
Essa é, também, a razão por que homens cultos e instruídos se converteram a Deus: submeteram-se a Ele e, nessa busca em conhecer Deus, foram instuídos na fé.

Se lhe falta fé, busque a Deus, submeta-se a Ele, abra a sua mente, e Deus o instruirá no caminho do conhecimento da fé. E se o fizer, pode ter a certeza que se tornará uma pessoa feliz.

Sem comentários: