domingo, 1 de julho de 2007

SABER VIVER - Uma Pergunta Séria...

Quem diz o povo ser o Filho do Homem?
Mas vós, quem dizeis que Eu sou? - Evangelho Segundo Mateus 16:13,15

Estas foram, talvez, algumas das perguntas mais inquietantes que Jesus fez ao longo da sua vida. Neste capítulo, vemos que Jesus sabia a opinião que os fariseus e saduceus tinham a seu respeito. Rejeitavam-no, e procuravam permanentemente pôr em causa o seu ministério e a sua divindade.

Mas este era o momento crucial da vida de Cristo. Aproximava-se a sua morte. E era chegado o momento de saber que herança havia Ele deixado para povo e para os seus discípulos, com a sua vida e com a sua mensagem.

À primeira pergunta, os seus discípulos responderam afirmando que o povo via-O como sendo o João Baptista, outros como sendo Elias, e havia ainda alguns que O viam como sendo Jeremias ou algum dos profetas.
Não quero imaginar como Jesus se terá sentido. Tinham sido três anos de intenso ministério. Tinha viajado por toda a Palestina, pregando a mensagem do evangelho, fazendo curas e milagres que só Deus podia fazer. Mas havia gente que ainda O desconhecia e confundia-O.

Quanto a segunda questão, esta dirigida aos próprios discípulos, respondeu Pedro de forma satisfatória: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." Este foi, de facto, um grande momento. Foi um momento de revelação divina que muito alegrou o coração de Jesus. Pedro tornou-se assim a grande referência da igreja que Cristo viera inaugurar.

Mas actualizando aquela pergunta, qual é hoje a opinião da nossa sociedade acerca de Jesus? O que pensam as pessoas acerca de Jesus?
Infelizmente, existem inúmeras imagens e construções acerca de Cristo. Para uns, foi um mito, ou foi um grande profeta; para outros um homem santo, um homem bom, uma pessoa simples e cheia de boas obras.

Mas a verdade acerca de Jesus é que foi o Cristo, o Filho do Deus vivo. Jesus veio ao mundo com uma mensagem de inclusão, oferecendo o caminho através do qual todos podemos conhecer Deus e receber o seu amor e salvação. Este é o legado de Jesus para humanidade. Ele é o único caminho para chegarmos a Deus.

Sem comentários: