segunda-feira, 2 de julho de 2007

SABER VIVER - Dai a César o que é de César...

Dize-nos, pois, que te parece? É lícito pagar tributo a César, ou não?
Então lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. - Evangelho Segundo Mateus 22:17,21

Jesus foi e continuará a ser uma pessoa surpreendente em tudo o que disse. Quanto melhor se conhece, e melhor se entende as suas palavras e ensino, melhor se percebe a sua inteligência e sabedoria incomparáveis.

A pergunta de hoje, não foi uma pergunta simples e, muito menos, bem intencionada. Os fariseus entenderam-se com os herodianos, com o objectivo de encontrar algo que fosse motivo de acusação contra Jesus perante as autoridades romanas. Desse entendimento, surgiu a idéia dessa ardilosa pergunta acerca do tributo. Mas notem: os fariseus e herodianos eram de pólos diferentes e opostos. Os fariseus, eram uma elite religiosa e legalista. Os herodianos, eram partidários de Herodes e ignoravam a Lei mosaica. Mas este plano maquiavélico, uni-os.

Jesus, porém, conhecendo as suas intensões e motivações, respondeu-lhes separando as àguas: "Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus". Esta resposta, revela grande sabedoria e, ao mesmo tempo, o enorme sentido de cidadania de Jesus. "Dar a César o que é de César", é o mesmo que dizer que é dever de todo o cidadão cumprir os seus deveres de cidadania. Pagar tributo ou imposto, é um dever cívico. E Jesus revela-nos também o seu sentido de dever e de responsabilidade perante a lei e o Estado.

"Dai a César o que é de César, e a Deus o que é Deus"!

Sem comentários: