quarta-feira, 18 de julho de 2007

SABER VIVER - Viver Agora ou Para Sempre?

Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. - 1 Corintios 15:19

Hoje, os telejornais abriram as notícios com o fatídico vôo para São Paulo (Brasil). Morreram os 180 passageiros que iam a bordo, alguns transeuntes que iam na rua e outros trabalhadores da gare do aeroporto de S. Paulo. Nem os que iam no avião, nem os que andavam na rua, ou mesmo os que trabalhavam na gare haviam imaginado que este seria o seu último dia de vida. Mas, de facto, foi!

Neste curto versículo, tanto quanto por vezes é curta a vida e o momento em que ela termina, o apóstolo Paulo adverte-nos contra o perigo de uma fé centrada apenas na vida e não também na morte. Ele lembra-nos que a vida passa, e muitas vezes passa sem avisar. Por isso, há que tomar providencias:

1. Esperar em Cristo. A fé em Deus e na salvação oferecida por Cristo na cruz, é a maior garantia de uma vida segura e espiritualmente realizada. Nenhuma outra fé, crença ou religião - por mais semelhanças que tenha nos seus ideais ou doutrina com o Cristianismo - é válida para nossa plena realização espiritual.

2. Esperar em Cristo para além desta vida. Esta vida passa, mais cedo ou mais tarde, e com ela todas as ilusões e sonhos. Centrar e concentrar as nossas energias e fé nesta vida passageira, é a pior das misérias humanas que alguém pode experimentar. Porque é o mesmo que depositar os nossos ganhos financeiros num Banco previamente falido, a espera apenas de data para fechar. Perde-se então os ganhos de uma vida, perde-se a esperança de uma vida melhor.

Esperar em Cristo agora e na eternidade, é viver a vida com Deus numa relação de confiança e fidelidade, até ao fim da nossa vida.

Sem comentários: