segunda-feira, 25 de junho de 2007

SABER VIVER - O Cego de Nascença

A história do Cego de Nascença registada no Evangelho de João capítulo 9, é de uma beleza extraordinária e de um signicado que nos deve comover.
Caminhava Jesus pelas estradas de Jerusalém, quando viu um cego pedindo esmola. Cuspiu no chão, e misturando a sua saliva com a terra fez uma pasta que aplicou nos olhos do cego e este passou a ver.
Mas esta história tem lições absolutamente cativantes. E permitam-me destacar três:

1) A cura deste homem é um exemplo de persistência. Ele sempre acreditou que podia voltar a ver, mesmo sabendo da envolvência cultural e religiosa que o considerava vítima do pecado dos seus pais. Mas o que vemos, é um homem persistente na busca do seu objectivo. Um homem que não se deixou aprisionar pelas tradições religiosas e culturais; nem por esse fatalismo dominante na sua cultura, que considerava que os males dos filhos eram resultado dos pecados dos pais (v.2).

2) A cura deste cego, é também um exemplo de confiança. Vejam que se deixou untar nos olhos com a pasta preparada por Jesus. Essa sua atitude só se justifica pelo facto de que ele já tinha ouvido falar em Jesus como Filho de Deus, e acreditava no seu poder. Foi essa fé em Jesus, que lhe proporcionou a cura (v.11). Notem, que ele sabia quem Jesus era e por isso confiou na sua palavra, foi lavar-se no local que Ele lhe recomendara e voltou a ver. Duvido que se fosse outra pessoa que não Jesus, ele tivesse seguido as suas recomendações (v.31).

3) A cura deste homem, deveu-se também ao facto de seguir todas as recomendações prescritas por Jesus. Notem como ele seguiu meticulosamente o que lhe foi dito: deixou-se untar, foi imediatamente àquele lugar indicado e lavou-se com aquela àgua. É obvio que não foi a àgua que o curou (porque se fosse, outros que lá fossem lavar-se, também se curavam). O que o curou, foi a fé em Jesus.

Esta história, é um testemunho admirável de fé em Deus. Depois da ocorrência do milagre, vemos este homem afirmando publicamente que Jesus é profeta, arriscando a sua vida pelas suas convicções e fé.

Sem comentários: