quinta-feira, 31 de maio de 2007

SABER VIVER - Palavras do Diabo

Foi Jesus levado pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Então o tentador, aproximando-se, disse-lhe: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. - Evangelho Segundo Mateus 1:1-3

Neste relato bíblico, quero destacar duas manobras estratégicas que o Diabo invariavelmente utiliza para levar as pessoas a fazerem-lhe a vontade.

1. Como sabemos, o Diabo é um ser que vive do mal e para o mal. Mas mais do que isso, o Diabo vive para enganar os seres humanos e levar-lhes à prática do mal e, consequentemente, ao sofrimento. Para os enganar, o Diabo sabe como ninguém, que precisa de conhecer profundamente as suas vítimas. Por isso, estuda-as. Conhece as suas virtudes e defeitos. Sabe como abordá-las, a partir das suas fragilidades. É minuncioso em todo o processo de abordagem, e sabe o momento certo em que deve desferir o golpe final.

2. Devido ao facto de conhecer profundamente as sua vítimas, o seu modus operandi pressupõe atacar a vítima pelo seu lado mais frágil, carente e fácil.

No texto de hoje, vemos como o Diabo de facto conhecia a Jesus. Sabia das suas virtudes (nomeadamente o seu profundo conhecimento bíblico). Por isso, não ousou introduzir a estratégia da persuasão pela Palavra de Deus, como fez com a Eva, no Éden.
Mas usou a estratégia da persuasão pela necessidade fisiológica de alimento. Sabia que ia ser difícil. Mas ousou tentar, ciente de que Jesus estava debilitado e carente de alimento.

Na vida, precisamos de estar sempre em alerta em relação ao Diabo. Ele existe, e está permanentemente à nossa volta a procura da próxima vítima. Por isso, tenha cautela. Não vá dar-lhe o prazer de celebrar à sua custa.

Sem comentários: