terça-feira, 1 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PARÁBOLA VIII

"O QUE AJUNTA NO VERÃO É FILHO ENTENDIDO, MAS O QUE DORME NA SEGA É FILHO QUE ENVERGONHA". (Provérbios de Salomão 10:5)

Este, para além de ser um belíssimo provérbio é um provérbio de profunda sabedoria.
O verão é a época do ano em que geralmente a maior parte das pessoas se dedica, sem desprimor, ao ócio e ao lazer. Se fosse possível, a maioria das pessoas não trabalharia no verão. É o período mais apetecível para férias, para andar na rua, para desfrutar das explanadas, para a praia e para bronzear a pele, para os churrascos e para as festas, para tudo menos para o trabalho.

O que ajunta no verão é filho entendido, porque quando todos voltarem para o "enfadonho" trabalho ele terá recolhido o necessário para desfrutar e descansar. Esta verso pretende ensinar-nos que o que trabalha no meio de gente ociosa e despreocupada com o futuro, é sábio, porque terá a sua vida assegurada. Quando os outros despertarem, já o sabio terá assegurado a prosperidade suficiente para viver os seus dias com tranquilidade.

Mas o que dorme na sega é filho que envergonha. Que quadro mais trágico! A sega, é a altura do ano em que há trabalho para quem quer trabalhar. É o período de investimento e enriquecimento. É nesta altura que se junta o necessário para os tempos vindouros. Quem desperdiça esta época, só pode mesmo ser...tolo!

Sem comentários: