segunda-feira, 28 de maio de 2007

SABER VIVER - Palavras do rei Salomão

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer. (Eclesiastes 12:1)

"Lembra-te do teu Criador". Mas, afinal de contas, quem é o meu Criador?
É óbvio que existem convicções divergentes acerca da origem do homem. Mas não tenhamos dúvidas de que sendo o homem uma criatura racional, espiritual e emocional; não pode deixar de ter um Criador superior nas suas qualidades e virtudes.

Lembrarmo-nos do nosso Criador é, antes de mais, uma atitude de elevada dignidade humana, gratidão e reconhecimento pelo nosso progenitor. Mas é também uma atitude de profunda sabedoria, que nos prepara para uma vida plena de satisfação e realização pessoal.

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus". Uma das característica da juventude, é viver de forma intensa mas fútil cada dia da sua vida. Salomão lembra-nos que a mocidade é transitória, e com ela vão-se os sonhos, as ambições, os projectos, os planos, as capacidades, as forças...a vida. Nos "dias maus", quando começamos a sentir-nos frustrados perante o fracasso dos nossos sonhos, ambições, projectos, planos, saúde; quando percebemos que não podemos voltar atrás e começar de novo, então poderá ser tarde demais.

Lembrarmo-nos do nosso Criador nos dias da juventude, é prepararmo-nos para uma vida melhor e satisfatória. É buscar sabedoria divina para construirmos a vida em alicerces sólidos e em projectos sustentáveis. Saber viver, é viver com a sabedoria de Deus!

Sem comentários: