sexta-feira, 4 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO X

"HÁ CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS AO CABO DÁ EM CAMINHOS DE MORTE". (Provérbios de Salomão 14:12)

Esta é uma advertência que deve ser lida e relida com toda a atenção e abertura de espírito. Cada palavra tem o seu sentido, e cada sentido a sua sabedoria.

Há caminho que ao homem parece direito. Que caminho é este?
Os caminhos escolhidos pelo homem são enganosos: o caminho da religião que promete facilidades e soluções para tudo; o caminho do enriquecimento rápido e sem olhar a meios; o caminho que permite chegar a resultados rápidos sem se importar com a natureza do corpo; o caminho do álcool, da droga, do sexo (desde que seja seguro); o caminho do facilitismo, do engano, da burla...do crime.

Este caminho que ao homem parece direito. A ilusão, é a sua principal característica. Quem o segue, acredita nele e no seu destino. É um caminho atraente, fácil, rápido e cómodo. É um caminho que atrae multidões.

Mas o sábio rei Salomão adverte-nos acerca do seu fim. No fim, é que o homem descobre o trágico destino do seu caminho.
E qual é o destino desse caminho que ao homem parece direito?
O destino é a morte. Mas a morte, aqui, não é apenas o fim de uma vida. É, antes, a irreversibilidade do seu retorno. É um caminho que depois de percorrido, não nos permite inverter o seu sentido à tempo de corrigir a rota ou escolher outro itinerário. É um caminho que deixa dor, mágoas e ressentimentos profundos. É, portanto, um caminho traiçoeiro e trágico.

Por isso, cabe ao homem escolher o caminho certo. Esse caminho é o caminho da fé, que apenas o Cristianismo bíblico oferece. Todo aquele que buscar a Deus, encontrará nEle o único caminho para a vida.

Sem comentários: