sexta-feira, 11 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XV

"O ORGULHO DOS JOVENS ESTÁ NA SUA FORÇA; A HONRA DOS VELHOS ESTÁ NOS SEUS CABELOS BRANCOS". (Provérbios de Salomão 20:29)

Se cada pessoa tem a sua história de vida, cada fase da vida tem a sua história!

Essa frase revela-nos com todo o explendor, a beleza da vida em todos os momentos porque ela passa. Mas mais do que formular ou classificar a vida humana, o escrutínio da vida faz-se pela contemplação e valorização daquilo que cada ser humano pode e sabe fazer em cada momento da sua vida. O desenvolvimento e a maturidade do homem e da mulher, são feitos ao longo da vida. A criança, não vale mais do que o adolescente; nem este, mais do que o jovem e o adulto.

Neste provérbio, Salomão revela-nos duas coisas básicas:
1. O orgulho dos jovens está na sua força. É indiscutível que a juventude é o período de maior dinamismo físico e até intelectual. O jovem, de facto, gosta e pode exibir as suas capacidades físicas e gozar de mais saúde nesta fase. Esta, é sem dúvida, a fase da força e da saúde. A fase em que o jovem se orgulha do seu corpo, do seu aspecto físico.

2. A honra dos velhos está nos seus cabelos brancos. Nesta fase, não se fala de força nem de vigor físico embora este possa existir. Esta é a fase dos cabelos brancos, símbolo exterior de experiência e sabedoria. Ao contrário da fase da juventude em que há uma manifesta valorização e disponibilidade física; nesta fase há uma maior disponibilidade de sabedoria, fruto da experiência acumulada ao longo dos anos de vida. O idoso é honrado não pela força física, mas pela sua larga experiênca. Esta experiência permite-lhe antecipar, gerir e resolver melhor os problemas da vida em relação àquilo que o jovem pode fazer.

Portanto, uma sociedade responsável e amadurecida deve saber valorizar cada fase da vida humana, porque assim estaremos todos a contribuir para uma sociedade melhor onde a sobrevivência dos homens é feita com toda a dignidade.

Sem comentários: