terça-feira, 22 de maio de 2007

SABER VIVER - Palavras de Habacuque

Ainda que a figuera não floresça, nem há fruto na vide;
o produto da oliveira mente, e os campos não produzem mantimento;
as ovelhas foram arrebatadas do aprisco e nos currais não há gado,
todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça,
e me faz andar altaneiramente. (Habacuque 3:17-19)

Confesso que nunca vi tamanho optimismo diante de tamanha desgraça. É óbvio que a dimensão das desgraças é relativa, porque é vivida de forma diferente por cada indivíduo.

Mas o sentimento de perda de Habacuque, é desolador para qualquer pessoa. Não ver os resultados do trabalho, do investimento, da busca por algo que se ambiciona e se espera, é deveras frustrante e deprimente. Ninguém consegue, humanamente, lidar com o insucesso de forma tão gritante e abragente como Habacuque nos relata no trecho que referimos acima.

Mas há um segredo, talvez não, para o espírito positivo ou para o optimismo com o qual esse homem enfrentou o insucesso.
Ele nos ensina que não foi buscar em Deus a solução, mas sim o conforto.
Saber viver, caros amigos, é descobrir o que este homem descobriu em Deus. Nem sempre poderemos ter tudo o que queremos, conquistar ou alcançar os nossos objectivos e alvos, ter o sucesso que laboriosamente buscamos, receber o queremos e pedimos.

Mas, seguramente, se tivemos a nossa vida e confiança depositadas em Deus poderemos, sem sombras de dúvidas, experimentar o conforto, a paz e a alegria de viver. Porque Ele, está mais interessado em nós do que nas coisas!

Sem comentários: