quarta-feira, 9 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XIV

"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS". ( Provérbios de Salomão 17:22)

Já os antigos sabiam os cuidados que deviam ter com o coração. A literatura hebraica contém muitos alertas sobre os cuidados a ter com esse órgão vital. O coração devia ser guardado, porque dele procedem as saídas da vida, conforme o enunciado bíblico.

No provérbio de hoje, diz-se que o coração alegre é bom remédio (para o corpo), na medida em que o espírito abatido faz secar os ossos.
Manter o coração alegre, é um exercício de amor pela vida, mais do que qualquer outro que possamos imaginar. Um coração alegre, significa uma disposição interior que permite gerir o impacto das emoções negativas, dolorosas e desagradáveis com grande sentido de humor e compreensão. Não digo, por exemplo, que devemos procurar sorrir perante a morte de alguém, mas que devemos compreender e aceitar o facto de que a vida é transitória.

saber lidar com os fracassos, doença, sofrimento e angústia, é um exercício de sabedoria que nos mantém saudáveis e com amor pela vida.

Alguns, por questões de personalidade ou de cultura, tenderão a ser mais melancólicos ou mais vulneráveis aos efeitos negativos. Todavia, viver sob o signo da tristeza e do pessimismo é expôr a vida à destruição. É tornar a existência desnecessária e enfadonha. O espírito abatido faz secar os ossos!

Sejamos pois alegres, no sentido de aprendermos a gerir com sabedoria (humor e compreensão) as emoções negativas do dia-a-dia. Veremos que o nosso presente e futuro serão mais risonhos e o nosso corpo certamente agradecerá!

Sem comentários: