terça-feira, 24 de abril de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIOS IV

"FELIZ O HOMEM QUE ACHA SABEDORIA, E O HOMEM QUE ADQUIRE CONHECIMENTO;
PORQUE MELHOR É O LUCRO QUE ELA DÁ DO QUE O DA PRATA, E MELHOR A SUA RENDA DO QUE O OURO MAIS FINO". (Provérbios de Salomão 3:13,14)

Quando Deus apareceu a Salomão num sonho e disse-lhe: "pede-me o que quiseres que eu te dê", ele estava muito longe de imaginar o que Deus lhe tinha reservado.
Em resposta, Salomão pediu um "coração compreensivo para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal".

Esta resposta comoveu o coração de divino, e Salomão caiu nas graças de Deus de tal forma que Deus disse-lhe: "Já que pediste esta coisa, e não pediste longevidade, nem riquezas, nem morte de teus inimigos; mas pediste entendimento (sabedoria), para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras (...) também até o que não pediste eu te dou, assim riquezas como glória; que não haja igual entre os reis, por todos os teus dias". (1Reis 3:3-13)

Este registo bíblico, é de facto um momento de extraordinária revelação de como a humildade de espírito e a busca de sabedoria engrandecem o ser humano em todas as dimensões da sua vida.

Num mundo em que hoje se sobrevaloriza os bens materiais, o poder e a imagem; e em que não importa a futilidade e a ausência de escrúpulos com que se conquista a fama e o dinheiro, vale a pena reflectir nas palavras de Salomão: A sabedoria e o conhecimento que resultam da nossa dimensão espiritual, trazem-nos benefícios acrescentados que transcendem em muito tudo aquilo que possamos imaginar.

Sem comentários: