quinta-feira, 26 de abril de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO V

"NÃO TE FURTES A FAZER O BEM A QUEM DE DIREITO, ESTANDO NA TUA MÃO O PODER DE FAZÊ-LO.
NÃO DIGAS AO TEU PRÓXIMO: VAI, E VOLTA AMANHÃ, ENTÃO TO DAREI, SE O TENS AGORA CONTIGO". ( Provérbios de Salomão 3:27,28)

Vivemos hoje numa sociedade onde impera o individualismo e o alheamento em relação à miséria de outrem.
Quantas vezes não ajudamos, porque questionamos a situação, a motivação ou a intensão de quem precisa?
Não estou a sugerir que ajamos de forma imprudente ou ingénua, até porque assim estaríamos a fomentar comportamentos inadmissíveis daqueles que optam por viver à custa do trabalho dos outros. Estou, isso sim, a sugerir que não nos alheamos dos que precisam, porque o infortúrio lhes bateu à porta, agindo de forma criteriosa para que a nossa atitude seja activa diante das reais necessidades do nosso próximo.

Outrossim, convenhamos que fazer amanhã o que podíamos e devíamos fazer hoje, é outra forma de nos alhearmos dos necessitados.
Quantas vezes um pedaço de pão; um pacote de leite; um sorriso de compaixão; um abraço afetuoso; uma atenção especial a um invisual, a uma senhora de idade, a uma mulher grávida, a um portador de deficiência ou a um outro caso de necessidade, no momento certo, não seria um "bálsamo" para a alma e um sinal de amor a quem já perdeu a esperança e o sentido da dignidade humana e da vida?

Quer cada um de nós nunca perca o sentido do dever, porque com um gesto, com um sorriso ou com um abraço, podemos mudar o rumo de uma vida abrindo caminhos de esperança, alegria e prazer de viver.

Sem comentários: