segunda-feira, 9 de abril de 2007

Sonhos de Um Mundo Melhor - OS PERSEGUIDOS

Estimados leitores,

Espero que tenham passado uma boa páscoa.

Hoje, retomamos o discurso proferido por Jesus sobre os caminhos da felicidade - as chamadas bem-aventuranças:
" FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CUMPRIREM A VONTADE DE DEUS, POIS É DELES O REINO DOS CÉUS. QUANDO FOREM MALTRATADOS, PERSEGUIDOS E CALUNIADOS POR SEREM MEUS SEGUIDORES, FELIZES SERÃO VOCÊS. ALEGREM-SE COM ISSO! SIM, ALEGREM-SE, PORQUE VOS ESPERA LÁ EM CIMA, NO CÉU, UMA ENORME RECOMPENSA.LEMBREM-SE DE QUE TAMBÉM OS PROFETAS DE ANTIGAMENTE FORAM PERSEGUIDOS." ( Mateus 5:10-12)

É interessante como neste seu discurso pedagógico, Jesus passa dos pacificadores (v.9) para os perseguidos, como se houvesse algum intercâmbio ou complementaridade entre ambos. Mas na verdade, são dois lados de uma moeda. É que, infelizmente, nem sempre os nossos esforços de pacificação e reconciliação com determinadas pessoas têm sucesso. Haverá sempre aquelas pessoas que se vão recusar a viver em paz connosco; tomando por vezes a iniciativa de nos afrontar, injuriar e perseguir.

Mas onde está a virtude de ser alvo da perseguição?
Segundo o próprio Jesus, a virtude não está no acto em si ou nas consequências da perseguição, mas nas suas causas e valores. São felizes, os que são "perseguidos e caluniados por serem meus seguidores". A virtude, portanto, está na procura pela defesa dos valores do Evangelho de Cristo, que o Cristianismo salvaguarda e promove.

Mas há também uma perspectiva de solidariedade e de continuidade na defesa dos valores que Cristo deixou: "Lembrem-se que também os profetas de antigamente foram perseguidos". Da mesma forma que no passado, outros sofreram e resistiram; nós também podemos ser firmes, apesar das adversidades, e desfrutar da felicidade de nos mantermos fiéis aos princípios e valores de Cristo, tão necessários num mundo em que são cada vez mais escassos.

Sem comentários: