quinta-feira, 12 de abril de 2007

Vidas Ilustradas - A PARÁBOLA DA INUTILIDADE

Caros leitores e amigos,

Vamos hoje iniciar uma série de histórias bíblicas, chamadas Parábolas. Quero partilhar convosco as mais belas e aprazíveis parábolas que se encontram na Bíblia, a que eu chamo Vidas Ilustradas, porque são verdadeiros compêndios de sabedoria para uma vida melhor.

Começaremos com as Parábolas do rei Salomão, que nas palavras do dr. R. K. Harrison, em seu History of Old Testament Times (História dos dias do Antigo Testamento), diz que "Salomão tinha enorme habilidade intelectual e se tornou lendário em uma idade relativamente jovem. Ele é tido como o criador de muitas composições poéticas, e tinha a habilidade especial de cristalizar os variados aspectos da vida em provérbios literários."

Apreciemos, pois, o ensino e o encanto desta primeira parábola:

"Como as pernas do coxo, que pendem frouxas, assim é o provérbio (parábola) na boca dos tolos". (Provérbios de Salomão 26:7)
O sentido dá a entender que o cego espiritual não pode fazer uso de uma parábola para orientação, assim como o coxo não pode fazer uso das suas pernas aleijadas.

Portanto, toda a sabedoria que pode dar sentido e orientação à vida deve ser procurada e encontrada na verdade revelada por Deus - a Bíblia - a verdadeira Palavra de Deus. Porém, aquele que a ignora, é como o tolo que não sabe o que faz nem para onde vai.

Sem comentários: