quinta-feira, 19 de abril de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIOS DE SALOMÃO

Caros leitores,

Depois das Parábolas, verdadeiras histórias de sabedoria; passamos agora para os Provérbios, um género mais empírico da sabedoria hebraica, cujo princípio e fundamento é o temor a Deus.

Mas o que é temer a Deus? Certamente, não é ter medo de Deus. Entendo o temor a Deus, como o zelo para que nada dos nossos actos e intensões possa causar a ira de Deus.

Atentemos agora para este provérbio de Salomão:
"FILHO MEU, OUVE O ENSINO DE TEU PAI, E NÃO DEIXES A INSTRUÇÃO DE TUA MÃE.
PORQUE SERÃO DIADEMA DE GRAÇA PARA A TUA CABEÇA E COLARES PARA O TEU PESCOÇO". (Provérbios 1:8,9)

É interessante que o rei Salomão inicie o seu livro de provérbios, começando pelos filhos. Isto revela que é fundamental para a harmonia da família e da sociedade, que os filhos e os jovens adquiram e preservem a sabedoria de Deus e o ensino e instrução dos pais.
Salomão, compara a sabedoria recebida dos pais ao diadema de graça sobre a cabeça e aos colares sobre o pescoço.

Diadema, era o adorno com o qual as senhoras cingiam a testa. Era uma coroa. Assim, a instrução é como uma coroa e, tal como os colares, adorna de beleza e virtuosidade os filhos e os jovens que ouvem e guardam o ensino dos seus pais.

Dois dias depois de um jovem de 23 anos de idade ter morto a tiro 30 colegas da sua Universidade, na pacata cidade de Virgínia (EUA), este provérbio revela-se actual e pertinente. E deve ser lido e aplicado com toda a seriedade se queremos preservar as nossas sociedades e famílias.

Sem comentários: