terça-feira, 17 de abril de 2007

Vidas Ilustradas - A PARÁBOLA DA PEQUENA CIDADE

Esta é tida como a mais bela e encantadora das Parábolas do rei Salomão. Ora bem, leiamos pois com atenção e desfrutemos das palavras e da história:

"TAMBÉM VI SABEDORIA DEBAIXO DO SOL, QUE FOI PARA MIM GRANDE:
HOUVE UMA PEQUENA CIDADE EM QUE HAVIA POUCOS HOMENS, E VEIO CONTRA ELA UM GRANDE REI, E A CERCOU E LEVANTOU CONTRA ELA GRANDES TRANQUEIRAS:
E VIVIA NELA UM SÁBIO POBRE, QUE LIVROU AQUELA CIDADE PELA SUA SABEDORIA, E NINGUÉM SE LEMBRAVA DAQUELE POBRE HOMEM.
ENTÃO DISSE EU: MELHOR É A SABEDORIA DO QUE A FORÇA, AINDA QUE A SABEDORIA DO POBRE FOI DESPREZADA, E AS SUAS PALAVRAS NÃO FORAM OUVIDAS.
AS PALAVRAS DOS SÁBIOS DEVEM EM SILÊNCIO SER OUVIDAS, MAIS DO QUE O CLAMOR DO QUE DOMINA SOBRE OS TOLOS.
MELHOR É A SABEDORIA DO QUE AS ARMAS DE GUERRA, MAS UM SÓ PECADOR DESTRÓI MUITOS BENS". (Eclesiastes 9:13-18)

Todas as palavras desta parábola estão cheias de significado. O contraste entre as personagens é evidente. Poderia parecer que uma cidade pequena como essa, com tão poucos homens a guarnecê-la, não teria grandes possibilidades de sobreviver diante de um forte rei decidido a conquistá-la. Mas o poderoso monarca foi derrotado por um pobre insignificante que, evidentemente, era mais forte do que o rei, provando, como diz Salomão, que "Melhor é a sabedoria do que a força".

Toda essa história faz-nos lembrar a forma como Cristo operou libertação nas almas dominadas pelo pecado. A referência ao tratamento dispensado ao pobre sábio é profética. Essa não é uma previsão daquele que veio como Único, desprezado e rejeitado? (Isaías 53:3)

Quando à ingratidão da cidade, que não se lembrou desse pobre homem, não é a mesma ingratidão dos que nunca pararam para pensar sobre tudo o que Jesus suportou por eles, ao morrer na cruz por todos os homens?

Que cada um de nós possa reflectir nesta parábola, como membro dessa pequena cidade, liberta por um sábio pobre, mas que infelizmente tendemos a ignorar os seus feitos para a nossa salvação!

Sem comentários: