quarta-feira, 4 de abril de 2007

Sonhos de Um Mundo Melhor - SER ECOCIDADÃO

Estimados leitores,

Logo após terminar a criação do universo, Deus olhou para a sua beleza e perfeição e sentiu por tudo uma profunda satisfação: "Tomou, pois, o Senhor Deus ao homem e o colocou no Jardim do Éden para o cultivar e guardar. E lhe deu esta ordem: De toda a árvore do Jardim comerás livremente." ( Génesis 2:15,16)


EcoCidadão, é uma palavra moderna que designa o papel ou a responsabilidade dada por Deus ao ser humano, quando o criou e o colocou no Jardim do Éden.

Fica, portanto, claro que o ser humano foi criado e incumbido, desde o início da sua existência, de direitos e deveres.
Se o homem (refere-se sempre ao homem e mulher) não tivesse sido criado e responsabilizado, mas fizesse parte de um processo evolutivo comum a todas as espécies; era mais plausível a assumpção do direito de escolha em relação àquilo que é do domínio dos seu dever. Isto é, a decisão de assumir ou não o seu papel responsável, não careceria de qualquer ilícito; na medida em que não existe um Ser criador, do qual ele é também criatura e, por isso mesmo, estaria isento de responsabilidades.

Mas de acordo com o texto bíblico citado, há três aspectos relevantes a destacar: Cultivar, guardar e comer livremente.

1- Cultivar ou trabalhar. Trabalhar, foi desde o início um dos deveres fundamentais delegados por Deus para a realização do homem. O trabalho surge associado à própria existência do ser humano, e não como consequência de nenhum acto por sí cometido.

2- Guardar ou preservar. Este dever, está claramente associado com a responsabilidade ambiental ou ecológica, hoje no topo das preocupações das sociedades modernas.
Preservar o meio ambiente não é, como vimos, uma escolha ou uma questão de liberdade individual. É um dever inerente à própria existência do ser humano, na qualidade de mordomo ou gestor de toda a criação não criada à imagem de Deus, para o bem comum e para a preservação do próprio habitat em que o homem existe.
Comportamentos simples, podem gerar efeitos positivos para o nosso ambiente:
» enviar um e-mail em vez de usar papel;
» usar o mesmo copo, quando é possível, para economizar àgua;
» desligar o telemóvel, depois de estar carregado;
» desligar as luzes e a televisão ao fim do dia;
» separar materiais recicláveis;
» usar transportes públicos, sempre que possível;
» valorizar o contacto com a natureza para evitar a saturação das cidades.

3- Comer livremente. Eis aqui o direito ao desfrute dos benefícios gerados pela natureza. O homem deve encontrar satisfação naquilo que o Criador colocou à disposição do ser humano, para o seu bem-estar.

Portanto, ser ecocidadão não é uma proposta do século XXI. É, antes de mais, um apelo à co-responsabilidade de todos nós em prol do bem comum; porquanto fomos criados com direitos e deveres, cujo objectivo é o bem-estar e realização colectivo.

Sem comentários: