sexta-feira, 30 de março de 2007

Sonhos de um Mundo Melhor - A PAZ

"FELIZES AQUELES QUE SE ESFORÇAM PELA PAZ, PORQUE SERÃO CHAMADOS FILHOS DE DEUS" ( Mateus 5:9)


Caros leitores,

Convém começar por dizer que a pacificação é uma obra divina, pois paz significa reconciliação, e Deus é o autor da paz e da reconciliação. O acto de pacificar, foi realizado por Cristo na sua morte, reconciliando Deus com a humanidade. A Páscoa, traz-nos à memória esse sacrifício de Cristo, que ao morrer e ressuscitar, reconciliou os homens com Deus; possibilitando desta forma a comunhão e relacionamento que o pecado de Adão e Eva havia quebrado.

Por isso, promover a paz não foi um acto gratuito, fácil e sem qualquer custo. A reconciliação, custou a vida e o sacrifício de Cristo. Deste modo, há duas ideias a sublinhar:

Primeiro: Jesus declara que são felizes aqueles que se esforçam pela paz. Esforço, exige paciência na busca e promoção; e sacrifício na realização e concretização. Ninguém consegue a paz sem esforço e sem persistência.

Segundo: Mas a promoção da paz exige também que cada um de nós esteja reconciliando consigo próprio. Que cada pessoa esteja reconciliado com os seus medos; preconceitos ideológicos, sociais, religiosos, étnicos; com as suas superstições e fantasmas. É preciso perceber que antes de fazer, é necessário ser. E para ser, é fundamental que Deus faça sentido na vida do indivíduo.

Só os que promovem a paz, é que são chamados filhos de Deus, porque se identificam com ele e se realizam nos seus propósitos.
Os que amam a paz, amam-se a si próprios; porque daqui em diante são filhos de Deus!

Sem comentários: