quinta-feira, 15 de março de 2007

Sonhos de Um Mundo Melhor - O CHORO

"FELIZES OS QUE CHORAM, PORQUE SERÃO CONSOLADOS" (Mateus 5:4)

Sou do tempo em que se dizia que os homens não choram. E como se sabe da psicologia moderna, chorar é saudável porque restabelece o equilíbrio emocional e, consequentemente, faz bem bem a parte física do ser humano. Talvez, por chorarem mais facilmente e sem os pudores dos homens, as mulheres vivam em média mais tempo.
Na verdade, todos choramos perante a morte de pessoas queridas ou perante outros infortúrios da vida. Todavia, no contexto desta lição de vida dada por Jesus, os felizes não são os que choram a angústia ou o sofrimento do luto, ou de qualquer outra perda; mas sim, aqueles que choram em virtude de um profundo e sincero sentimento de arrependimento.
Neste sentido, Jesus ensina-nos que o homem e a mulher que são capazes de chorar, de sentir dor perante as falhas e erros cometidas no seu esforço no sentido de se tornarem homens e mulheres dignas diante de Deus e do seu próximo - por se sentirem em falta perante Deus - Deus dá-lhes a Sua graça, perdão e consolo.
Portanto, são felizes os simples e humildes (como vimos no diário de ontem), porque sabem chorar em consequência das suas fraquezas humanas. A estes arrependidos, Deus oferece o Seu amor, perdão e consolo, e dá-lhes o prazer de viver de consciência tranquila e de redescobrirem a felicidade da paz, que apenas Deus oferece ao ser humano!

Sem comentários: