quarta-feira, 14 de março de 2007

Sonhos de Um Mundo Melhor - A HUMILDADE

Caros leitores,

Certa vez, Jesus subiu a um monte com os seus discípulos e ensinou-lhes algumas das mais belas liçoes de vida que a Bíblia regista:
"Bem-aventurados os pobres de espírito, pois deles é o reino de Deus" (Mateus 5:3)

Em seu comentário A Mensagem do Sermão do Monte, John Stott diz no seu Prefácio de Autor, que este sermão (direi, esta mensagem ou ensino), proferido por Jesus "torna a justiça atractiva; envergonha o nosso fraco desempenho; gera sonhos de um mundo melhor."

Na verdade, este ensino foi pronunciado por Jesus diante daqueles 12 discípulos. A Sua grande expectativa e convicção, era de que através desses homens, uma nova contracultura e um novo padrão de valores contagiassem toda a sociedade.

A palavra grega traduzida por bem-aventurança, quer dizer feliz. Os pobres de espírito são, de facto, todos aqueles que à semelhança dos destituidos de recursos materiais, dos excluídos da sociedade, dos marginalizados e dependentes da caridade alheia para a satisfação das suas necessidades básicas; também se sentem pessoas humildes e pobres, a ponto de necessitarem de Deus e de seguir os seus ensinos.

Portanto, as palavras de Jesus, são uma interessante proposta de vida feliz, ou seja, de uma vida cheia de propósito, de significado e de realização espiritual e humana. Só assim, cada um de nós pode contribuir para o bem comum e para uma sociedade mais justa, mais humana e mais próxima dos valores do Reino de Deus - que é o mesmo que dizer - para a felicidade de todos os homens que querem obedecer a Deus.

Sem comentários: