quinta-feira, 22 de março de 2007

Sonhos de Um Mundo Melhor - A JUSTIÇA

" FELIZES OS QUE SUSPIRAM PELA JUSTIÇA, PORQUE DECERTO A ALCANÇARÃO." (Mateus 5:6)
Caríssimos,
Falar de Justiça, parece tão utópico como falar de uma sociedade ou de um mundo perfeito.
Mas convém lembrar, que os grandes progressos que as sociedades experimentaram nas àreas científicas, religiosas e sociais; não aconteceram por mera casuística. Foi graças a uma consciência do dever de homens e mulheres, que se empenharam na defesa das suas convicções, valores, descobertas, idéias e crenças; muitas vezes contra a descrença e todas as formas de bloqueio, a fim de que hoje todos pudéssemos beneficiar da sua coragem e persistência.
A justiça bíblica tem pelos menos três aspectos:
1 - Justiça Legal, ou justificação. Esta forma de justiça, tem a ver com o correcto
relacionamento com Deus. Deus pode tornar justos aqueles que não eram diante dEle, mediante o reconhecimento do seu estado de culpa.
2 - Justiça Moral, é a justiça de carácter e de conduta que agrada a Deus. É sobretudo uma justiça de dentro do ser humano, ou seja, uma conduta que está para além de práticas e acções; mas que questiona as motivações e intensões das nossas atitudes diante do nosso próximo.
3 - Justiça Social. Esta, refere-se não apenas à prática do que nos é dever, mas também a promoção dos direitos humanos em prol dos desprotegidos e vulneráveis a todas as vicissitudes.
Façamos justiça e promovamo-la! Não esperemos primeiro que todos o façam. Cada um de nós tem a sua quota parte no todo. O progresso da justiça, depende de cada um!

Sem comentários: