segunda-feira, 26 de março de 2007

Sonhos de Um Mundo Melhor - "AO DEUS DESCONHECIDO"

"...A RESPEITO DISSO TE OUVIREMOS NOUTRA OCASIÃO" (Actos 17:32)

Comemora-se os 50 anos do Tratado de Roma que instituiu a Comunidade Económica Europeia (CEE). A Europa, é herdeira da cultura; da filosofia e do Cristianismo, na versão escrita do Novo Testamento (N.T.). O N.T., foi escrito na riquíssima lingua da sobrepujante Grécia antiga. Curiosamente, foi em Roma, antiga capital do Império Romano - do qual fazia parte essa Grécia que dotou a Europa de valores e de uma grande cultura - que se deu o início de uma nova Europa.
Esta nova Europa, cristã, desde o seu berço, é constantemente confrontada com a sua fé. Esta fé, que Paulo, o grande apóstolo do Cristianismo, ao chegar a Atenas durante a sua Segunda Viagem Missionária à Àsia e Europa; encontrou uma cidade repleta de religiosidade.
A religiosidade de Atenas era tão difusa, e a idolatria tão enraizada e "venerada", que para que nenhuma divindade fosse renegada ou esquecida, o apóstolo Paulo encontrou na cidade um altar no qual se lia a inscrição: AO DEUS DESCONHECIDO. Aproveitando esta deixa, Paulo se propos esclarecer aos cidadãos atenienses, quem era verdadeiramente aquele Deus desconhecido: Esse, é o Deus no qual "vivemos, e nos movemos, e existimos...porque dEle também somos geração." (Actos 17:28). Este era o Deus do Cristianismo que, infelizmente, e ao contrário de tantos outros deuses venerados no Panteão Grego, era desconhecido.
Mas se o zelo religioso de Atenas pressupunha também adorar o Deus do Cristianismo, é surpreendente a atitude do povo quando foi confrontado com o evangelho de Cristo pregado por Paulo. Alguns escarneceram, zombaram e desprezaram a mensagem do Deus Desconhecido. Outros, simplesmente voltaram-lhe as costas, protelaram, preferiram outros deuses, fizeram outras escolhas. Com frieza e hipocrisia disseram a Paulo, que a mensagem do Deus Desconhecido, era um assunto para uma próxima ocasião: "A respeito disso", disseram os devotos atenienses, "te ouviremos noutra ocasião".
Ao olharmos para a Europa do século XXI, parece haver nela um vínculo religioso com Atenas. Encontramos uma Europa cristã do Deus Desconhecido, mas que escarnece, zomba ou que simplesmente remete Deus para outra ocasião. O altar do Cristianismo está edificado na consciência colectiva dos europeus, mas a aceitação da mensagem do evangelho de Cristo - como um valor supremo que deve orientar e direccionar a sua vida e a existência - é algo marginal.
Que a prosperidade, bem-estar e as oportunidades que a Europa oferece; não nos impeçam de aceitar a mensagem do Cristianismo, mas nos abram a mente e o coração para aceitar os valores do amor e da vida, a respeito dos quais devemos ouvir nesta ocasião!

Sem comentários: