sexta-feira, 16 de março de 2007

Sonhos de Um Mundo Melhor - O DIA DO PAI

"FILHOS, OBEDECEI A VOSSOS PAIS NO SENHOR...E VÓS, PAIS, ...CRIAI-OS NA DISCIPLINA E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR" (Efésios 6:1 e 4)

Conta-se que o Dia do Pai foi comemorado pela primeira vez em 1909, quando a norte-americana Sonora Dodd propos a instituição de uma data especial que honrasse todos os pais, em homenagem ao seu progenitor, William Smart, que enviuvou quando a mulher deu à luz o seu sexto filho, tendo sózinho criado os filhos.
Quero, a propósito da comemoração do Dia do Pai, no próximo dia 19 de março, fazer 3 observações:
1. Numa faixa de uma revista reservada a curiosidades, lia-se que pai, é uma palavra derivada do latim pater e significa chefe. Tempos houve em que o papel do progenitor era apenas o de chefe de família. Hoje, cada vez se assiste a uma maior proximidade entre pais e filhos.
Para mim, a questão mais importante não tem que ver com o que antes era, nem com o que é agora. Tem a ver, isso sim, com o que realmente deve ser. E o que deve ser, é que no plano criacional, Deus instituiu a família e estabeleceu uma hierarquia de responsabilidade e não de autoridade.
Repare que no texto bíblico acima citado, a responsabilidade dos filhos é de prestar obediência aos pais no Senhor, ou seja, os filhos obedecem (responsabilidade) no Senhor ( isto é, à autoridade de Deus exercida pelos pais). Mas a questão vital que se coloca é: que educação dão os pais aos seus filhos, no que concerne ao conhecimento de Deus e dos valores do Cristianismo? Se este elo de educação não fôr valorizado, o dever de obediência responsável dos filhos será, consequentemente, inconsequente.
2. Comemorar o Dia do Pai, ou o Dia da Mãe, separadamente, é do ponto de vista do significado de família, errado. No plano divino, a família é composta pelo marido e esposa; pelos pais e filhos. Os filhos devem obediência aos pais (e não ao pai ou a mãe), e estes devem criar e admoestar os filhos. Olhar para a família na perspectiva correcta, é fundamental para a compreensão e valorização dos respectivos níveis e hierarquias de responsabilidade.
3. É preocupante o incentivo comercial à volta do Dia do Pai. Numa sociedade onde os valores do respeito e obediência passam muitas vezes ao lado dos jovens, não seria porventura mais proveitoso incentivar, estimular, quiça valorizar actividades que gerem proximidade e afectos com os pais; actividades educativas, formativas e intercâmbios de partilha, ajuda e aconselhamento familiar?
Se queremos construir uma sociedade melhor, comecemos pela família. Ela é - quer queiramos, quer não - o único caminho para um mundo melhor!

Sem comentários: