quinta-feira, 31 de maio de 2007

SABER VIVER - Palavras do Diabo

Foi Jesus levado pelo Espírito, ao deserto, para ser tentado pelo diabo.
E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome.
Então o tentador, aproximando-se, disse-lhe: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. - Evangelho Segundo Mateus 1:1-3

Neste relato bíblico, quero destacar duas manobras estratégicas que o Diabo invariavelmente utiliza para levar as pessoas a fazerem-lhe a vontade.

1. Como sabemos, o Diabo é um ser que vive do mal e para o mal. Mas mais do que isso, o Diabo vive para enganar os seres humanos e levar-lhes à prática do mal e, consequentemente, ao sofrimento. Para os enganar, o Diabo sabe como ninguém, que precisa de conhecer profundamente as suas vítimas. Por isso, estuda-as. Conhece as suas virtudes e defeitos. Sabe como abordá-las, a partir das suas fragilidades. É minuncioso em todo o processo de abordagem, e sabe o momento certo em que deve desferir o golpe final.

2. Devido ao facto de conhecer profundamente as sua vítimas, o seu modus operandi pressupõe atacar a vítima pelo seu lado mais frágil, carente e fácil.

No texto de hoje, vemos como o Diabo de facto conhecia a Jesus. Sabia das suas virtudes (nomeadamente o seu profundo conhecimento bíblico). Por isso, não ousou introduzir a estratégia da persuasão pela Palavra de Deus, como fez com a Eva, no Éden.
Mas usou a estratégia da persuasão pela necessidade fisiológica de alimento. Sabia que ia ser difícil. Mas ousou tentar, ciente de que Jesus estava debilitado e carente de alimento.

Na vida, precisamos de estar sempre em alerta em relação ao Diabo. Ele existe, e está permanentemente à nossa volta a procura da próxima vítima. Por isso, tenha cautela. Não vá dar-lhe o prazer de celebrar à sua custa.

terça-feira, 29 de maio de 2007

SABER VIVER - Palavras de Malaquias

Enfadais ao Senhor com as vossas palavras; e ainda dizeis: Em que o enfadamos? Nisto que pensais: Qualquer que faz o mal passa por bom aos olhos do Senhor, e desses é que ele se agrada; ou: Onde está o Deus do juízo?
Chegar-me-ei a vós outros para juízo; serei testemunha veloz contra os feiticeiros, contra os adúlteros, contra os que juram falsamente, contra os que defraudam o salário do jornaleiro e oprimem a viúva e o órfão, e torcem o direito do estrangeiro, e não me temem (...) - Malaquias 2:17 e 3:5)

É comum ouvirmos pessoas que se queixam de Deus. Não entendem como pode um Deus intrinsecamente bom permitir que ocorram determinadas injustiças sem, aparente, nada fazer contra elas.

Neste trecho de hoje, vemos como Deus se entristece com essas falsas acusações. Sabemos que há gente que faz mal e não sofre de imediato a penalização justa. Mas o problema não pode ser imputado a Deus, pela simples razão de que o seu juízo e critério de justiça e condenação, não seguem os padrões humanos.

Por outro lado, a ocorrência de injustiças e maldade entre os homens, não pode ser vista como sendo resultado da ausência ou de falta de interferência divina. Deus não criou homens-robot, ou seres telecomandados ou teleguiados. Se assim fosse, seguramente que não teríamos vontade própria, e seríamos como os outros animais irracionais.

Mas a inegável realidade, é que nada passará sem que a justiça divina seja concretizada: os feiticeiros, os adúlteros, os que juram falsamente, os que exploram os seus empregados e os que não têm qualquer consideração para com Deus, terão a mão pesada divina no momento e de forma como só Ele age.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

SABER VIVER - Palavras de Deus

Então fez o Senhor Deus nascer uma planta, que subiu por cima de Jonas, para que fizesse sombra sobre a sua cabeça, a fim de o livrar do seu desconforto. Jonas, pois, se alegrou em extremo, por causa da planta.
Mas Deus no dia seguinte, ao subir da alva, enviou um verme, o qual feriu a planta, e esta se secou.
Então perguntou Deus a Jonas: É razoável essa tua ira por causa da planta? (...)
Tens compaixão da planta que te não custou trabalho, a qual não fizeste crescer; que numa noite nasceu e numa noite pereceu (...). - Livro de Jonas 4:6,7,9,10

Permitam-me partilhar convosco duas idéias que esta história me suscitou:

1. Esta história surge na sequência do perdão de Deus às pessoas de uma terra chamada Nínive, que pela sua maldade mereciam ser destruídos por Deus. Jonas, tinha recebido o mandato divino para lhes anunciar o veredicto de Deus e a necessidade de se arrependerem do seu comportamento. Jonas, assim o fez, o povo se arrependeu, Deus perdoo-lhes e o Seu veredicto foi anulado.
Mas este volte-face de Deus deixou Jonas completamente revoltado e angustiado. Como podia Deus dar perdão a um povo que não merecia o Seu amor?

De facto, encontramos muitas pessoas como Jonas. Pessoas egoístas, invejosas, ciumentas, hipócritas, falsas...cheias de maldade. Pessoas que não toleram que a vingança e o mal para os outros seja substituída pelo perdão, justiça e amor.

2. É verdade, que as pessoas foram feitas para serem amadas e as coisas para serem usadas. Mas por que amamos as coisas e usamos as pessoas?
Deus precisou de usar um verme para matar esse sentimento perverso de Jonas. Quando ele se alegrava com a planta que Deus lhe havia concedido, um verme secou-a num instante. Jonas que amava mais as coisas que as pessoas, ficou tão revoltado e deprimido que preferia morrer.

Infelizmente, são assim muitas pessoas. Mas Deus revela-nos que o Seu perdão, amor e justiça não se medem por critérios humanos. Por isso, podemos acreditar plenamente nEle. Basta confiar, dedicar a nossa vida e suplicar-lhe perdão pelas nossas falhas e fragilidades.

SABER VIVER - Palavras do rei Salomão

Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer. (Eclesiastes 12:1)

"Lembra-te do teu Criador". Mas, afinal de contas, quem é o meu Criador?
É óbvio que existem convicções divergentes acerca da origem do homem. Mas não tenhamos dúvidas de que sendo o homem uma criatura racional, espiritual e emocional; não pode deixar de ter um Criador superior nas suas qualidades e virtudes.

Lembrarmo-nos do nosso Criador é, antes de mais, uma atitude de elevada dignidade humana, gratidão e reconhecimento pelo nosso progenitor. Mas é também uma atitude de profunda sabedoria, que nos prepara para uma vida plena de satisfação e realização pessoal.

"Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os dias maus". Uma das característica da juventude, é viver de forma intensa mas fútil cada dia da sua vida. Salomão lembra-nos que a mocidade é transitória, e com ela vão-se os sonhos, as ambições, os projectos, os planos, as capacidades, as forças...a vida. Nos "dias maus", quando começamos a sentir-nos frustrados perante o fracasso dos nossos sonhos, ambições, projectos, planos, saúde; quando percebemos que não podemos voltar atrás e começar de novo, então poderá ser tarde demais.

Lembrarmo-nos do nosso Criador nos dias da juventude, é prepararmo-nos para uma vida melhor e satisfatória. É buscar sabedoria divina para construirmos a vida em alicerces sólidos e em projectos sustentáveis. Saber viver, é viver com a sabedoria de Deus!

terça-feira, 22 de maio de 2007

SABER VIVER - Palavras de Habacuque

Ainda que a figuera não floresça, nem há fruto na vide;
o produto da oliveira mente, e os campos não produzem mantimento;
as ovelhas foram arrebatadas do aprisco e nos currais não há gado,
todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação.
O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça,
e me faz andar altaneiramente. (Habacuque 3:17-19)

Confesso que nunca vi tamanho optimismo diante de tamanha desgraça. É óbvio que a dimensão das desgraças é relativa, porque é vivida de forma diferente por cada indivíduo.

Mas o sentimento de perda de Habacuque, é desolador para qualquer pessoa. Não ver os resultados do trabalho, do investimento, da busca por algo que se ambiciona e se espera, é deveras frustrante e deprimente. Ninguém consegue, humanamente, lidar com o insucesso de forma tão gritante e abragente como Habacuque nos relata no trecho que referimos acima.

Mas há um segredo, talvez não, para o espírito positivo ou para o optimismo com o qual esse homem enfrentou o insucesso.
Ele nos ensina que não foi buscar em Deus a solução, mas sim o conforto.
Saber viver, caros amigos, é descobrir o que este homem descobriu em Deus. Nem sempre poderemos ter tudo o que queremos, conquistar ou alcançar os nossos objectivos e alvos, ter o sucesso que laboriosamente buscamos, receber o queremos e pedimos.

Mas, seguramente, se tivemos a nossa vida e confiança depositadas em Deus poderemos, sem sombras de dúvidas, experimentar o conforto, a paz e a alegria de viver. Porque Ele, está mais interessado em nós do que nas coisas!

sexta-feira, 18 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XIX

"NÃO HAVENDO PROFECIA O POVO SE CORROMPE; MAS O QUE GUARDA A LEI ESSE É FELIZ". ( Provérbios de Salomão 29:18)

Finalizamos com esta reflexão, um interessante conjunto de provérbios deixados pelo sábio rei Salomão.
No entanto, o de hoje, não sendo o melhor, é de grande relevância para a sociedade contemporânea e para a nossa mentalidade pós-moderna.

O que é a "profecia"?
Sem dúvida, Salomão está a referir-se à profecia divina aceite pelo Cristianismo e expressa na literatura bíblica.
"Não havendo profecia o povo se corrompe". Existe só uma profecia, porque a palavra divina é uma só.
Quando a profecia é ignorada, desprezada ou simplesmente tida como irrelevante para o homem moderno, o reflexo se manifesta na comportamento da sociedade. Sem a profecia, o povo se corrompe. Sem o respeito e a valorização da importância da palavra divina escrita e disponível para educar, orientar e julgar os actos do homem, o povo prevarica.

Não é por acaso que à medida em que se ignora a importância da Deus, os valores humanos se tornam igualmente irrelevantes. Uma sociedade sem valores, sem Deus e sem princípios sagrados, é uma sociedade mais violenta, cruel, sem rumo e sem paz. Pois, o povo "que guarda a lei esse é feliz".

Pense bem nisto, e certamente se tornará mais sábio!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XVIII

"SE O QUE TE ABORRECE TIVER FOME, DÁ-LHE PÃO PARA COMER; SE TIVER SEDE, DÁ-LHE ÁGUA PARA BEBER, PORQUE ASSIM AMONTOARÁS BRASAS VIVAS SOBRE A SUA CABEÇA". ( Provérbios de Salomão 25:21,22)

Envergonhar o inimigo pagando-lhe o seu mal pelo bem é, talvez, a manifestação mais difícil de amor ao próximo. Mas realmente é desta maneira que Deus nos quer levar ao arrependimento, através dos seus benefícios graciosos.

Façamos pois aos outros não apenas o queremos que nos façam a nós, mas acima de tudo façamos aos outros o que gostaríamos que Deus nos fizesse a nós; visto que na Sua infinita perfeição, no Seu poder e na Sua justiça nos revela o seu amor mesmo quando dele nada merecemos.

segunda-feira, 14 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XVII

"COMO O FERRO COM O FERRO SE AFIA, ASSIM O HOMEM AO SEU AMIGO". (Provérbios de Salomão 27:17)

Afinal, para que serve o amigo?
O rei Salomão responde-nos com a sua soberba sabedoria. O amigo, é como o ferro que afia com o ferro. Quer isso dizer, que o amigo é alguem que nos "afia" ou com o qual nos "afiamos".

Mas qual é o significado da palavra "afiar" neste provérbio?
Afiar, é limar as arestas, é aperfeiçoar, é tornar certo, ajustado, equilibrado.
Tal como o ferro que com o ferro afia, assim também o amigo aperfeiçoa, corrige e ajuda o seu amigo a tornar-se uma pessoa melhor e mais equilibrada.

Assim devíamos também encarar a amizade. Não apenas como companheirismo ou alguém nos apoia nos momentos difíceis. Um amigo não é apenas alguém de confiança ou que se identifica com as nossa idéias, gostos, estilos, ideologia, clube, música, etc; e que por isso não nos confronta nem se opõe àquilo que somos e fazemos. Alguém que faz o queremos e diz o que gostamos.

O amigo, é alguém que nos ajuda a melhorar na nossa forma de ser e de viver. É alguém que nos ensina, corrige, recusa, descorda quando estamos errados e procura assim contribuir para nos melhorar.
Por isso é que precisamos de amigos, e de amigos que também se identifiquem com os nossos valores e padrões de vida. Para nos ajudarem a ser pessoas melhores, dia-após-dia.

domingo, 13 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XVI

"MAIS VALE O BOM NOME DO QUE AS MUITAS RIQUEZAS; E O SER ESTIMADO É MELHOR DO QUE A PRATA E O OURO". (Provérbios de Salomão 22:1)

Quero antes de mais esclarecer que não existe em nenhuma parte da Bíblia e nos ensinos de Jesus, qualquer censura ao simples facto de se possuir riquezas e bens materiais. As riquezas, são muitas vezes até associadas à benção de Deus.

Mas ao analisarmos este provérbio, somos confrontados com o valor da pessoa humana medido e avaliado por aquilo que intrinsecamente é, e não por aquilo que possui.

Ora, qual é o significado do "bom nome" neste provérbio?
O sentido atribuido ao "bom nome", vem logo a seguir: "o ser estimado".

O "bom nome" não é, portanto, possuir um nome conotado com a nobreza ou com aristocracia; nem é possuir um nome cujo significado personifica a sorte, a grandeza, a inteligência, a beleza e virtuosidade física, a divindade, a fama e o sucesso de outra pessoa.
O "bom nome", é a caracterização ou revelação daquilo que alguém é, dos seus feitos e valores por ele realizados e defendidos, e que serão a marca registada da sua vida. É "ser estimado" por aquilo que se é, se realizou ou se lutou na vida.

Pensemos naquilo que nos lembram nomes como Jesus, Martin L. King, Madre Teresa de Calcutá, Galileu ou Rosa Mota!
Certamente, a nossa memória recorda-nos aquilo que eram, fizeram e conquistaram. São pessoas que estimamos muito e admiramos não pelas riquezas e bem materiais que eventualmente possuiram, mas apenas pelo legado que nos deixaram em virtude da vida que viveram.

Infelizmente, a sociedade e o mundo no qual vivemos apela-nos para a importância de termos coisas. Atribue-se valor às pessoas, ou bom nome, se estas forem bem sucedidas financeiramente ou profissionalmente, se tiverem títulos académicos ou se tiverem nome de boas famílias.

Ao terminar a leitura deste texto, pense bem na futilidade de avaliar as pessoas em função das coisas. Afinal de contas, os seres humanos são aquilo que são e têm dignidade própria. E no futuro só nos lembraremos daqueles que verdadeiramente estimamos e admiramos, cujas vidas nos deixaram o registo daquilo que foram.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XV

"O ORGULHO DOS JOVENS ESTÁ NA SUA FORÇA; A HONRA DOS VELHOS ESTÁ NOS SEUS CABELOS BRANCOS". (Provérbios de Salomão 20:29)

Se cada pessoa tem a sua história de vida, cada fase da vida tem a sua história!

Essa frase revela-nos com todo o explendor, a beleza da vida em todos os momentos porque ela passa. Mas mais do que formular ou classificar a vida humana, o escrutínio da vida faz-se pela contemplação e valorização daquilo que cada ser humano pode e sabe fazer em cada momento da sua vida. O desenvolvimento e a maturidade do homem e da mulher, são feitos ao longo da vida. A criança, não vale mais do que o adolescente; nem este, mais do que o jovem e o adulto.

Neste provérbio, Salomão revela-nos duas coisas básicas:
1. O orgulho dos jovens está na sua força. É indiscutível que a juventude é o período de maior dinamismo físico e até intelectual. O jovem, de facto, gosta e pode exibir as suas capacidades físicas e gozar de mais saúde nesta fase. Esta, é sem dúvida, a fase da força e da saúde. A fase em que o jovem se orgulha do seu corpo, do seu aspecto físico.

2. A honra dos velhos está nos seus cabelos brancos. Nesta fase, não se fala de força nem de vigor físico embora este possa existir. Esta é a fase dos cabelos brancos, símbolo exterior de experiência e sabedoria. Ao contrário da fase da juventude em que há uma manifesta valorização e disponibilidade física; nesta fase há uma maior disponibilidade de sabedoria, fruto da experiência acumulada ao longo dos anos de vida. O idoso é honrado não pela força física, mas pela sua larga experiênca. Esta experiência permite-lhe antecipar, gerir e resolver melhor os problemas da vida em relação àquilo que o jovem pode fazer.

Portanto, uma sociedade responsável e amadurecida deve saber valorizar cada fase da vida humana, porque assim estaremos todos a contribuir para uma sociedade melhor onde a sobrevivência dos homens é feita com toda a dignidade.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XIV

"O CORAÇÃO ALEGRE É BOM REMÉDIO, MAS O ESPÍRITO ABATIDO FAZ SECAR OS OSSOS". ( Provérbios de Salomão 17:22)

Já os antigos sabiam os cuidados que deviam ter com o coração. A literatura hebraica contém muitos alertas sobre os cuidados a ter com esse órgão vital. O coração devia ser guardado, porque dele procedem as saídas da vida, conforme o enunciado bíblico.

No provérbio de hoje, diz-se que o coração alegre é bom remédio (para o corpo), na medida em que o espírito abatido faz secar os ossos.
Manter o coração alegre, é um exercício de amor pela vida, mais do que qualquer outro que possamos imaginar. Um coração alegre, significa uma disposição interior que permite gerir o impacto das emoções negativas, dolorosas e desagradáveis com grande sentido de humor e compreensão. Não digo, por exemplo, que devemos procurar sorrir perante a morte de alguém, mas que devemos compreender e aceitar o facto de que a vida é transitória.

saber lidar com os fracassos, doença, sofrimento e angústia, é um exercício de sabedoria que nos mantém saudáveis e com amor pela vida.

Alguns, por questões de personalidade ou de cultura, tenderão a ser mais melancólicos ou mais vulneráveis aos efeitos negativos. Todavia, viver sob o signo da tristeza e do pessimismo é expôr a vida à destruição. É tornar a existência desnecessária e enfadonha. O espírito abatido faz secar os ossos!

Sejamos pois alegres, no sentido de aprendermos a gerir com sabedoria (humor e compreensão) as emoções negativas do dia-a-dia. Veremos que o nosso presente e futuro serão mais risonhos e o nosso corpo certamente agradecerá!

terça-feira, 8 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XIII

"RESPONDER ANTES DE OUVIR É ESTULTÍCIA E VERGONHA". (Provérbios de Salomão 18:13)


Este provérbio faz-me lembrar a personagem de Lucke Lucke da banda desenhada, o pistoleiro que era mais rápido do que a sua própria sombra.

Responder antes de ouvir é estultícia, ou seja, é tolice. Como pode alguém responder acerca de algo que não ouviu?

Mas responder antes de ouvir é também vergonha, isto é, causa vergonha. Como pode alguém responder correctamente o que mal ouviu?

O problema da informação começa quando não se sabe ou não se quer ouvir. Meia palavras, geram meias verdades. Infelizmente, meias verdades não geram meios problemas. Antes, geram intrigas, discussões, ofensas, ódios, divórcios, destróem amizades longas e profícuas, geram desconfianças...arruinam tudo quanto é bom.

Aprendamos pois a ouvir. sublinho "aprender", porque saber ouvir não é um dom ou talento. É um exercício de aprendizagem constante. ouvir, não é escutar. Porque ouvir, pressupõe escutar e perguntar o que não se percebeu. Ouvir é entender, para que não sejamos tolos nem tenhamos motivos para corar de vergonha.

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XII

"EM TODO O TEMPO AMA O AMIGO, E NA ANGÚSTIA SE FAZ O IRMÃO". (Provérbios de Salomão 17:17)

Aqui está a melhor definição de amizade que conheço: o amigo, é todo aquele que "ama" e "se faz o irmão".

AMAR. O amigo ama! A amizade tem uma componente sentimental, que une os amigos num sentimento de entrega, confiança, confidencialidade, presença nos momentos de abundância e de escassez; de dor e de alegria.

SER IRMÃO. O amigo "se faz o irmão". Uma das características da irmandade é que os irmãos não se escolhem, todavia aceitam-se e se amam. O amigo se faz irmão na angústia, porque aceita, vive e partilha todos os momentos do outro - sobretudo os mais defíceis - como se de um irmão se tratasse.

Portanto, um amigo que não ama e que não se comporta como um irmão nos momentos de angústia, não é um amigo.

O amigo ama em todo o tempo. O amigo faz-se um irmão.

Avaliai as vossas amizades tal como o sábio rei Salomão nos recomenda, e descobrireis - com surpresa ou sem surpresa - os verdadeiros amigos.

segunda-feira, 7 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO XI

"O QUE OPRIME AO POBRE INSULTA AQUELE QUE O CRIOU, MAS A ESTE HONRA O QUE SE COMPADECE DO NECESSITADO". ( Provérbios de Salomão 14:31)

Neste provérbio, o ponto central incide sobre "aquele que o criou"- Deus.
Apesar da Teoria Evolucionista defender a não existência de um criador do universo e, particularmente, do ser humano; o Criacionismo é mais plausível por ser biblicamente sustentável e por responsabilizar ética e moralmente o comportamento do ser humano face à toda a criação.

Neste sentido, sendo o homem um ser criado, possue em si mesmo o código genético do seu criador, visto ter sido criado "à imagem e semelhança de Deus". Por isso, oprimir o pobre ou proceder de vergonhosa e repreensível em relação ao seu próximo, é expôr ao vexame aquele que o criou.
Tal como o filho mal-comportado desonra os seus pais - seus "criadores" - pelos seus actos pouco dignos.

Assim, fazer bem ao que precisa, não é apenas um acto de humanismo, de solidariedade, de educação cívica, ou de respeito pelos valores e direitos humanos. É honrar o criador - o ser divino que a todos nos criou.

sexta-feira, 4 de maio de 2007

DIA DA MÃE - HOMENAGEM À MULHER VIRTUOSA

" Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.
O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho.
Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida.

Busca lã e linho, e de bom grado trabalha com as mãos.
E como o navio mercante, de longe traz o seu pão.
É ainda noite e já se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.

Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho.
Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.
Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite.
Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca.
Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado.
No tocante a sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.
Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura (...)

Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua lingua.
Atende ao bom andamento da sua casa, e não come o pão da preguiça.
Levantam-se seus filhos, e lhe chamam ditosa, seu marido a louva, dizendo:
Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

Enganosa é a graça e vã a formusura, mas a mulher que teme a Deus, essa será louvada." (Provérbios de Salomão 31:10-22, 26-30)

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO X

"HÁ CAMINHO QUE AO HOMEM PARECE DIREITO, MAS AO CABO DÁ EM CAMINHOS DE MORTE". (Provérbios de Salomão 14:12)

Esta é uma advertência que deve ser lida e relida com toda a atenção e abertura de espírito. Cada palavra tem o seu sentido, e cada sentido a sua sabedoria.

Há caminho que ao homem parece direito. Que caminho é este?
Os caminhos escolhidos pelo homem são enganosos: o caminho da religião que promete facilidades e soluções para tudo; o caminho do enriquecimento rápido e sem olhar a meios; o caminho que permite chegar a resultados rápidos sem se importar com a natureza do corpo; o caminho do álcool, da droga, do sexo (desde que seja seguro); o caminho do facilitismo, do engano, da burla...do crime.

Este caminho que ao homem parece direito. A ilusão, é a sua principal característica. Quem o segue, acredita nele e no seu destino. É um caminho atraente, fácil, rápido e cómodo. É um caminho que atrae multidões.

Mas o sábio rei Salomão adverte-nos acerca do seu fim. No fim, é que o homem descobre o trágico destino do seu caminho.
E qual é o destino desse caminho que ao homem parece direito?
O destino é a morte. Mas a morte, aqui, não é apenas o fim de uma vida. É, antes, a irreversibilidade do seu retorno. É um caminho que depois de percorrido, não nos permite inverter o seu sentido à tempo de corrigir a rota ou escolher outro itinerário. É um caminho que deixa dor, mágoas e ressentimentos profundos. É, portanto, um caminho traiçoeiro e trágico.

Por isso, cabe ao homem escolher o caminho certo. Esse caminho é o caminho da fé, que apenas o Cristianismo bíblico oferece. Todo aquele que buscar a Deus, encontrará nEle o único caminho para a vida.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PROVÉRBIO IX

"HÁ QUEM SE FAÇA RICO, NÃO TENDO COISA NENHUMA, E QUEM SE FAÇA POBRE, TENDO GRANDE RIQUEZA". ( Provérbios de Salomão 13:7)

Aqui está o cerne da vaidade humana. Fazer-se rico, é a tentção daqueles que não sabem viver em humildade no relacionamento com os outros. Gostam de ser excêntricos, para que todos reparem naquilo que possuem. Mas no fundo, no interior do seu coração são pessoas vazias de sentimentis, de valores, de virtudes.

Outros, fazem-se pobres porque exteriormente vivem na simplicidade. Mas o seu interiror está cheio de amor, de respeito, de afecto, de solidariedade, de humildade, de paz, de alegria...de felicidade verdadeira. Estes, possuindo ou não riquezas, manifestam simplicidade no seu relacionamento com os outros. É esta a verdadeira riqueza do homem!

terça-feira, 1 de maio de 2007

Vidas Ilustradas - PARÁBOLA VIII

"O QUE AJUNTA NO VERÃO É FILHO ENTENDIDO, MAS O QUE DORME NA SEGA É FILHO QUE ENVERGONHA". (Provérbios de Salomão 10:5)

Este, para além de ser um belíssimo provérbio é um provérbio de profunda sabedoria.
O verão é a época do ano em que geralmente a maior parte das pessoas se dedica, sem desprimor, ao ócio e ao lazer. Se fosse possível, a maioria das pessoas não trabalharia no verão. É o período mais apetecível para férias, para andar na rua, para desfrutar das explanadas, para a praia e para bronzear a pele, para os churrascos e para as festas, para tudo menos para o trabalho.

O que ajunta no verão é filho entendido, porque quando todos voltarem para o "enfadonho" trabalho ele terá recolhido o necessário para desfrutar e descansar. Esta verso pretende ensinar-nos que o que trabalha no meio de gente ociosa e despreocupada com o futuro, é sábio, porque terá a sua vida assegurada. Quando os outros despertarem, já o sabio terá assegurado a prosperidade suficiente para viver os seus dias com tranquilidade.

Mas o que dorme na sega é filho que envergonha. Que quadro mais trágico! A sega, é a altura do ano em que há trabalho para quem quer trabalhar. É o período de investimento e enriquecimento. É nesta altura que se junta o necessário para os tempos vindouros. Quem desperdiça esta época, só pode mesmo ser...tolo!