terça-feira, 28 de agosto de 2007

SABER VIVER - A Verdadeira Grandeza do Ser Humano.

O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe fôr dada do céu. - Evangelho de João 3:27

João Baptista, era um homem fascinante. Para além de ser um homem do deserto que, curiosamente, pregava no deserto da Judéia, vestia-se de pêlos de camelo, e um cinto de couro à volta dos seus lombos. Comia gafanhotos e, guloso como parece que era, adorava mel silvestre.

Mas este homem de perfil alternativo como de facto era João Baptista, um homem livre e independente, frontal e radical na sua mensagem; era também uma pessoa profundamente equilibrada e consciente das suas dimensões e propósitos.

A frase de hoje surge na sequência de uma "provocação" movida por um grupo de judeus, pelo facto de Jesus estar também a baptizar e muitas pessoas estarem a seguir-lhe os passos. João, não se preocupou e muito menos questiou alguma coisa a respeito de Jesus. Ele sabia quem Jesus era, e sabia também quem ele era.

Além disso, João Baptista tinha consciência de que nada do que tinha e fazia dependiam de si. Tinha a consciência da sua dimensão e do seu propósito. Sabia que Jesus era o protagonista principal. Ele tinha vindo preparar o caminho para Jesus realizar o seu ministério. Sabia que tudo o que tinha e recebera era dom de Deus, e ele só podia ser grato por ser um colaborador e cooperador no ministério de Jesus.

Da mesma forma, todos devíamos ter a consciência de João. Afinal, somos também filhos e criaturas de Deus com dimensão e propósitos. Ter consciência disso, induzir-nos-á a reconhecer - como João Baptista - que "o homem não pode receber coisa alguma, se não lhe fôr dada do céu!". Que homem! Que grandeza!

Sem comentários: