terça-feira, 21 de agosto de 2007

SABER VIVER - A Verdadeira Gratidão.

Não foram dez os limpos? E onde foram os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? - Evangelho de Lucas 17:17,18

A ingratidão é algo profundamente incompreensível e doloroso. Mas, infelizmente, acontece com demasiada frequência e às vezes, em pessoas das quais menos esperamos.

Neste texto, Jesus questiona ao samaritano (estrangeiro) que fora curado da lepra, que viera ter com Ele para agradecer-lhe. Foi de facto uma tremenda surpresa que dos dez curados, só um viera agradecer. Ainda por cima, estrangeiro. O que pressupõe que os nove judeus, esqueceram-se do feito que Jesus havia feito na sua saúde.

Este caso deve fazer-nos pensar nas pequenas e grandes coisas que recebemos na vida. Umas, vindas de Deus. Outras, de pessoas, sejam elas familiares, amigos, desconhecidos, do estado ou da própria natureza. Por vezes, somos tão cruéis, que não sabemos agradecer as coisas que recebemos muitas vezes sem pedirmos e sem merecermos. A vida, a saúde, o país onde temos liberdade e sossego, os amigos, a família, o clima, o alimento, a casa, os pequenos luxos, etc.

Já imaginaram quantas pessoas vivem no mundo sem quase nada daquilo que nós recebemos e nem sequer percebemos que somos uns privilegiados?

Sem comentários: