terça-feira, 14 de agosto de 2007

SABER VIVER - A Verdadeira Adoração

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. Evangelho Segundo S. João 4:24

Neste interessante diálogo com a mulher de Samaria, Jesus fala - de entre outros assuntos - acerca da adoração.
Para os samaritanos, Gerizim era o monte da verdadeira adoração. Para os judeus, Jerusalém era o local sagrado para a adoração. Porém, Jesus, sendo judeu, não se envolveu nessa disputa acerca do verdadeiro lugar de adoração. A adoração, para Jesus, era muito mais do que espaço físico e geográfico.

É bom lembrarmo-nos, que Jesus veio inaugurar um novo paradigma de adoração e de missão. Jerusalém, foi desde sempre o lugar de aglomeração de todas as nações e povos da terra. Todos vinham a Jerusalém ouvir a palavra de Deus, celebrar a Páscoa, Adorar ao Senhor. Quando Jesus proferiu a chamada Grande Comissão (Mateus 28:19,20), ele instituiu um novo paradigma. Jerusalém, seria o ponto de partida para Judeia, Samaria e Confins da Terra.

Portanto, tanto a missão, como a adoração não se fixariam mais em Jerusalém ou num espaço geográfico/físico definido. A adoração e a missão centrar-se-iam agora no discípulo, aonde quer que estivesse. Foi por isso que Jesus disse à mulher, que a verdadeira adoração não era nem em Gerizim, nem em Jerusalém. Mas em espírito, porque Deus é Espírito, e o espírito habita no homem e naquele que é seu discípulo. A adoração é, portanto, espiritual porque se relaciona com Deus. E Deus não habita em tendas nem em templos. Deus está em todo o lugar.

Tenhamos pois cuidado com os paradigmas de adoração que instituimos e que acreditamos. Ir a "igreja", fazer sacrifícios no templo, não é adoração. Deus quer atitude. Deus quer vida espiritual. Deus quer sinceridade permanente na vida dos seus adoradores. E esta sinceridade de adoração não se confina a um lugar físico. Mas no coração, e em todo o lugar e momento da nossa existência.

Sem comentários: