quinta-feira, 9 de agosto de 2007

SABER VIVER - O Amor Perfeito.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigénito para que todo aquele que crê não pereça, mas tenha a vida eterna. - Evangelho Segundo João 3:16

Não podia falar-vos de liberdade e libertação sem abordar o amor de Deus. O amor é perfeito, porque Deus é amor. Mas, afinal, o que é amor?

Sempre que se fala de amor, a ideia que parece é que amor é apenas sentimento, afecto ou carinho. Mas o amor bíblico, o amor de Deus é muito mais do que sentimento. O amor de Deus é essencialmente duas coisas:

1. Doacção - Deus amou, ou provou o seu amor pelos homens, doando-se à humanidade por intermédio de Cristo. Amor que não de doa ao outro, não é amor. Esta é a razão porque os casamentos modernos fracassam. A crise não está na instituição "casamento", porque Deus a criou perfeita. A crise está na compreensão de que o casamento é uma instituição criada para o amor. Ou seja, o casamento só resulta em felicidade se ambos negarem-se a si mesmo, desprendendo-se do seu egocentrismo e realização pessoal/individual, a fim de procurarem o bem do outro ou o bem comum. Infelizmente, não é isso que sucede hoje em dia.
Portanto, o amor é doacção. O amor é atitude. O amor é entrega total ao outro, para o bem comum.

2. Perdão - Deus amou o mundo, dando o seu Filho para que os que crêem nEle não pereçam. Aqui está o perdão de Deus, através do sacrifício de Cristo. O amor dá e perdoa. Sem perdão, não há amor. Amor sem perdão, não é amor. Por isso, Jesus mando-nos perdoar os nossos inimigos, porque o amor ao próximo implica necessáriamente também o perdão. Muitas vezes, pecamos pela relativização sentimental do amor. Mas o amor perfeito, ou seja, o amor verdadeiro dá e perdoa.

Aprendamos a amar verdadeiramente, dando o que somos ao outro e perdoando-o como Deus fez por nós. Só assim seremos verdadeiramente felizes e realizados no amor.

Sem comentários: