sábado, 1 de setembro de 2007

SABER VIVER - Regressando ao Trabalho.

Esforça-te e tem bom ânimo (...) porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares. - Josué 1:9

Setembro é, geralmente, o mês de regresso ao trabalho para a maioria das pessoas. Mas nem todos regressam ao trabalho cheios de euforia e entusiasmo, mesmo após um período de descanso e de fruição de férias. Espanta-me, confesso, essa atitude de algumas pessoas.

As palavras de hoje, foram dirigidas por Deus a Josué em vésperas deste assumir um trabalho de liderança.
Há três factores de estímulo que Deus apresentou a Josué:

1. Esforço. Nada de satisfatório se consegue na vida sem esforço. Esforço é um exercício de vida, um atestado de existência, uma atitude inerente à condição humana. Quem quer alguma coisa sem esforço, não é digno de coisa alguma.
Josué precisava de entender que apesar de ser uma pessoa abençoada, precisava de explorar as suas capacidades físicas, intelectuais e emocionais para ter sucesso no seu trabalho.

2. Bom Ânimo. Este segundo facto de motivação, é resultado do anterior. O bom ânimo, não acontece naturalmente na vida de ninguém. É uma predisposição interior que tem de ser trabalhada, estimulada, desejada com esforço e busca permanente. O bom ânimo, é como o vapôr: desaparece se não fôr devidamente conservado. Deus sabia que Josué precisaria de ter bom ânimo no seu trabalho. Mas precisava de compreender que era um investimento pessoal e permanente. O bom ânimo não cairia do céu, nem lhe seria concedido milagrosamente.

3. Ter Deus. Deus fez questão de dizer a Josué que "o Senhor teu Deus é contigo". Notem, que o terceiro estímulo é também uma escolha pessoal de Josué. Deus é sempre Deus. Mas só será nosso Deus se o desejarmos. Josué precisaria de buscar e depender de Deus no seu trabalho. Deus estava ali disponível para o ajudar.

Estes três estímulos são fundamentais para a motivação pessoal. Dir-me-ão que há pessoas que não conhecem Deus e têm motivação e sucesso. Claro que existem. Como existem pessoas que fumam e vivem vidas mais longas e, às vezes, cheias de saúde em relação aos que não fumam. Mas cada um faz as suas escolhas, toma as suas decisões e assume as suas consequências.

Desejo a todos um bom regresso ao trabalho!

Sem comentários: