sexta-feira, 7 de setembro de 2007

SABER VIVER - A Grandeza de Uma Nação.

Guardai-os e observai-os (os estatutos e preceitos de Deus), porque isso é a vossa sabedoria e o vosso entendimento à vista dos povos, que ouvirão todos estes estatutos, e dirão: Esta grande nação é deveras povo sábio e entendido. - Livro de Deuteronómio 4:6

Estas palavras de Deus foram dirigidas ao povo de Israel, como recomendação para que tivesse o cuidado de não se esquecer de Deus quando conquistasse a Terra Prometida e, por outro lado, para que desfrutassem de respeito, influência e admiração por parte de outros povos e nações do mundo.

A condição de espiritualidade, pressupunha o seu relacionamento e benção de Deus. Guardar a Lei de Deus e procurar seguir o seu padrão era o fio condutor através do qual alcançariam sabedoria e entendimento.

Mas o aspecto essencial desse trecho bíblico, mostra-nos algo de extraordinário. É que se o povo mantivesse uma sólida relação com Deus, guardando religiosamente o ensino da sua Palavra e seguindo os seus preceitos e princípios, obteria em consequência disso uma maior consideração por parte de outras nações.

A Europa é cristã. Cristianismo é o evangelho de Cristo, com princípios que regulam a vida e o comportamento dos cidadão de forma que sejam um exemplo daquilo que professam ser. A forma como os povos da europa vivem o Cristianismo e os seus valores, produzirá o respeito e admiração - ou não - por parte de outras nações e povos.
Temos um Deus grandioso e supremo, e temos uma religião de grandes valores e virtudes. Saibamos pois merecer a honra. Porque há coisas que não se conquistam. Mas marecem-se!

Sem comentários: