quarta-feira, 5 de setembro de 2007

SABER VIVER - Saber Pedir.

Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê. - I Reis 3:5

Esta pergunta é a maior surpresa que alguém podia receber. Mas provavelmente, ninguém responderia como Salomão o fez. E já explico por quê:

1. Salomão NÃO pediu o que precisava. Ele era um rei. Mas não tinha tudo, nem podia tudo. Precisava de poder e riquezas; um reino longo e próspero; saúde e felicidade; prestígio, honras e glórias. Precisava de tudo o que qualquer um de nós precisaria.

2. Salomão NÃO pediu o que merecia. Salomão foi um rei escolhido por Deus, para completar a obra do seu pai, o rei Davi. Era, por isso, um homem de Deus. Ele merecia ser abençoado e concedido o que pedisse.

3. Salomão NÃO pediu o que os outros mereciam. Salomão tinha muitos inimigos, talvez por ser um rei de um povo abençoado e protegido por Deus. Portanto, ele podia ter pedido a destruição e castigo dos povos inimigos, ou a maldição de todos os que o desejavam mal.

Afinal, o que pediu ele?
Salomão pediu, afinal, o que os outros precisavam. Salomão pediu sabedoria para governar bem o seu povo, para agir com justiça e equilíbrio, para ser imparcial, para fazer bem a todas as pessoas. Salomão, na única oportunidade que teve na vida para pedir tudo o que quisesse, vemo-lo esquecendo-se dos seus interesses e ambições para pensar nos outros.

Pensem nisto todos os dias em que estiverdes neste mundo. Jesus disse, que "tudo o que fizerdes a um destes pequeninos (ou ao próximo), a mim o fazeis".

Sem comentários: